Injeção intravítrea

A injeção intravítrea consiste na aplicação de medicamentos diretamente no vítreo (gel que preenche a parte interna do olho).

O surgimento de novas medicações revolucionou o tratamento de doenças que, até então, apresentavam resultados pobres com os tratamento existentes. Essas medicações ajudaram a recuperar a visão de milhares de pessoas e melhoraram significativamente a qualidade de vida e independência desses pacientes.

As principais medicações são importadas e dividem-se em antiangiogênicos e polímero de dexametasona (anti-inflamatório), mas é possível também aplicar antibióticos e antifúngicos para infecções oculares graves.

As principais doenças que podem  necessitar desse tratamento são: Degeneração Macular Relaciona à Idade, Retinopatia Diabética, Edema Macular Diabético, Oclusão de Veia da Retina e membrana neovascular associada à miopia.

O procedimento é realizado em centro cirúrgico com anestesia local (colírio ou gel), é rápido e indolor. O paciente poderá retornar às suas atividades no dia seguinte, mas evitar atividades aquáticas e esforços físicos mais intensos por cinco dias.